Home | Quem Somos | Projetos | Turismo Rural | Cursos | Palestras | Participações | Eventos | Curiosidades | Contato
 
Curiosidades

Cogumelo Shiitake

 

 

O cultivo do cogumelo shiitake não utiliza agrotóxicos.

O cogumelo shiitake é um alimento rico em proteínas, vitaminas, sais minerais e fibras que auxiliam o sistemas imonólogico .

Sua produção é feita pela inoculação do micélio nas toras de eucalipto e mantidas em câmara úmida durante 40 dias. Decorridos os 40 dias, as toras de eucaliptos são colocadas em pilhas na forma de fogueira de São João no período de 4 meses, seguidos estes meses, começaram aparecer os primórdios (pipocas brancas) nessa fase as toras sofrerão o choque térmico (as toras são mergulhadas em água limpa e fria aproximadamente 8 horas) e o choque mecânico ( são feitas 3 batidas em sua extremidades com o martelo). A frutificação das toras estará pronta para colher no período de 4 a 7 dias.

100 gramas de shiitake fresco contém:

Descrição

Quantidade 

Calorias 

55

Proteínas

15,5g

Carboidratos

14,3g

Ácido pantotênico

3,5mg

Vitamina C

0,3mg

Cálcio 

3mg

Gordura

0,219g

Fibras

4g

Cobre

0,897mg

Ferro

0,44mg

Folacina

1,5mg

Niacina

14mg

Magnésio

29mg

   

Produção de húmus de minhoca

A produção do húmus, nada mais é do que o dejeto da minhoca.A minhoca se alimenta de matéria orgânica. Do total ingerido , aproximadamente 30% é retido pela minhoca para sua nutrição, sendo o restante 70% liberados em forma de dejetos com características de húmus.

A matéria orgânica comumente utilizada são os estercos em geral, o mais comum é o esterco curtido de cavalo. Outros materiais orgânicos também podem ser utilizados como: lixo orgânico caseiro( como verduras , cascas de legumes) e restos de lavouras. O substrato funciona como habitat e como alimento para as minhocas.

 

Compostagem


Agricultura

 

Apa Capivari-Monos - Área de Proteção Ambiental

Criada pela Prefeitura de São Paulo a primeira APA municipal(Área de Proteção Ambiental) em 09/06/2001 com 251 km2, a área representa 1/6 do município , localizada no extremo sul de São Paulo.Abrange parte da bacia hidrográfica do Guarapiranga, parte da bacia hidrográfica da Billings e toda a bacia hidrográfica do Capivari-Monos. Partes das águas do rio Capivari, são revertidas para o reservatório Guarapiranga. A proteção desta hidrográfica tem, portanto,importância estratégica como reserva de água potável para a metrópole e também para a baixada santista.

Existem áreas de mata primária e campos naturais, cercados por grandes extensões de matas secundárias , com uma exuberância cênica muito diferenciada na flora e na fauna.


 

Cachoeira do Sagui

 
Você sabe o que fazer com o lixo orgânico produzido na sua cozinha?

Que tal separar as cascas de frutas, legumes e verduras ( nunca alimentos cozidos ) e produzir compostagem, onde é utilizada em canteiros e hortas comunitárias de escolas, para pequenos agricultores, que  estão em transição agroecológica em suas produções? Reflita e adote essa iéia!

 

 

 

 

 

 

 

 

O Instituto Pedro Matajs tem participado das atividades desenvolvidas pelo Conselho Gestor da APA Capivari-Monos,
desde 2005 em especial do Programa de Desenvolvimento Territorial (PDT- parceria Sebrae ) e das oficinas do planejamento.

A Sra. Leila Matajs é conselheira titular da atual gestão do Conselho Gestor da APA Capivari-Monos (2007-2009), representante dos produtores rurais e vice coordenadora da Câmara Técnica de Agricultura e Desenvolvimento Rural Sustentável .

 

 

 

 

Site elaborado por MrM - Todos Direitos Reservados.