Projeto Flores de Mel

O Projeto Flores de Mel tem por objetivo sensibilizar e desenvolver conhecimentos sobre o cultivo de flores ornamentais e comestíveis, principalmente nativas, além de técnicas de jardinagem e paisagismo a agricultores familiares, sitiantes e moradores da APA Capivari-Monos e entorno.
Por meio de curso teórico-prático, orientado pelos princípios e práticas da Agroecologia, será trabalhado prioritariamente o manejo de flores nativas, além da execução de jardins nas propriedades dos participantes. Desenvolvendo uma atividade rural sustentável na busca de melhor qualidade de vida.

O resultado será a formação de floristas e mão de obra especializada em jardinagem e paisagismo, contribuindo para a diversificação de atividades econômicas dos participantes, oferecendo um produto diferenciado e suprindo uma demanda profissional extremamente carente na região.

Atividades previstas:

- Encontro para sensibilização e apresentação da proposta.

- Encontro teórico-prático formativas sobre:
> Conceitos básicos gerais sobre Agroecologia

 

> Cultivo de flores em regime aberto


> Cultivo de flores em regime protegido


Técnicas iniciais de jardinagem e paisagismo
> Planejamento e execução de jardins


- Palestras sobre meio ambiente e legislação ambiental.

- Oficinas práticas de orquídeas, bromélias e ikebanas.


- Visitas externas em jardins, produtores e outros.

Visita FiaFlora


- Participação em feiras e eventos.

 

 

Equipe Técnica:

Fernanda Silva Gonçalves - Coordenadora Executiva

Fernando S. De Medeiros Couto - Responsável Técnico

Sergio Fonseca - Arquiteto

Liliane Matajs - Coordenação Pedagógica

Magda Matajs - Monitoria do Projeto

Leila Matajs - Suporte da Coordenação

Clovis J. Fernandes de Oliveira JR. - Agronômo/Pesquisador

Início do projeto em março/2011 e término para abril de 2012.



 

Projeto financiado pelo: FEMA-SP
SVMA
Parceria:
Instituto de Botânica  
Página  principal Instituto Pedro Matajs voltar página Projetos Página  principal Instituto Pedro Matajs Página  principal Instituto Pedro Matajs

Site elaborado por MrM - Todos Direitos Reservados.
Preparação do solo: curva de nível, semeadura com sementes leguninosas para recuperar solos degradados e compactados. Cobertura morta para proteger o solo e a semente da seca e chuva forte. Preparação de biofertilizantes, como chorumada e húmus de minhocas. Preparo da calda bordalesa. Cultivo de flores em regime aberto. Cultivo de flores em regime fechado. Técnicas iniciais de jardinagem e paisagismo: planejamento e execução de jardins. Técnicas iniciais de jardinagem e paisagismo: planejamento e execução de jardins. Palestras sobre meio ambiente e legislação ambiental. Oficina prática e teórica de bromelias. Oficina prática e teórica de orquídeas. Visitas externas Ceasa e Garden Produtor de orquídeas